FILMES E SERIES

Resenhando o filme – O labirinto do Fauno

Olá mochileiras tudo bem?

Estamos em março e decidi fazer deste mês o mês do terror no Ta na Mochila ou seja haverão alguns posts meio assustadores por aqui rsrs. Mas não se preocupem que vai valer a pena!

Para começar com esse #projetoterrormarço2014 vamos de Resenhando o filme e o filme aterrorizante do dia é um dos meus preferidos e mais assistidos “O labirinto do Fauno”.

resenha do filme o labirinto do fauno

O filme é basicamente um pseudo conto de fadas de terror, o filme é mexicano de 2006 e foi dirigido pelo mundialmente conhecido Guilherme del Toro (diretor de Hellboy, Splice, O orfanato entre outros).

O filme

“Reza a lenda que há muito, muito tempo, no reino subterrâneo onde não existe a mentira nem a dor, vivia uma princesa que sonhava com o mundo dos humanos. Sonhava com o céu azul, a brisa suave e o sol brilhante. Um dia, burlando toda a vigilância, a princesa escapou. Uma vez no exterior, a luz do sol a cegou e apagou de sua memória qualquer indício de seu passado.

A princesa esqueceu quem era e de onde veio. Seu corpo sofreu com frio, doenças e dor, e com o passar dos anos, morreu.Entretanto, seu pai, o rei, sabia que a alma da princesa regressaria, talvez em outro corpo, ou outro tempo e lugar, e ele a esperaria até seu último suspiro, até que o mundo deixasse de girar…”

resenha do filme o labirinto do fauno

A história gira em torno de Ophelia uma menina sonhadora que é a reencarnação de uma princesa do submundo aonde criaturas encantadas moram. Ophelia vive entre os humanos sem saber quem é de verdade. Sua mãe está prestes a dar a luz e ambas tem que se mudar para junto do padrasto de Ophelia em um campo militar.  Durante a trama a menina se encontra com alguns serem mágicos e finalmente com o Fauno que lhe conta sobre quem ela é realmente e dá algumas missões/tarefas à fazer, pois somente deste modo ela poderá voltar ao seu verdadeiro lar: o submundo.

O filme nos coloca em um dilema: Será que Ophelia realmente passou por tudo isso ou é apenas a imaginação da criança, além disso a trama pesada que envolve militares, assassinatos a sangue frio, comunismo e traição colocam uma especie de terror real junto a seres mitológicos assustadores.

E para quem tem o coração mole (que nem eu) pode ter certeza que lagrimas vão rolar! Ou seja esse filme tem de tudo: fantasia, terror, assassinato, guerra, drama… é um filme muito completo e sem aquele ar de ficção falsa sabe, vc acaba comprando a história e se envolvendo logo no começo.

A música

Eu amo musica de filmes e o labirinto do fauno caprichou na musica com melodias tristes e infantis mas ao mesmo tempo lindas. Vamos ouvir?

Bem na fita

O filme fez tanto sucesso que ganhou vários oscar, como o de:

resenha do filme o labirinto do fauno

Melhor direção de arte, Melhor fotografia e melhor maquiagem no Oscar;

Melhor fotografia pela Independent Spirit Awards

Melhor filme estrangeiro, melhor caracterização, melhor guarda-roupa no BAFTA

Melhor revelação feminina (Ivana Baquero – Ophelia), melhor argumento original, melhor caracterização, melhor som, melhor efeitos especiais, melhor fotografia e melhor edição pelo Goya

Ufá… bem dá pra notar que o filme agradou neh!

Dubladores

Agora vem a melhor parte, eu adoro saber quem é a voz por traz dos personagens então para quem ama dublagem (como eu) ou quer ser dublador (como eu) eu lhes apresento os atores que emprestaram suas vozes para os personagens de O labirinto de Fauno!

dubladores do filme o labirinto do fauno

Ophelia: Pamella Rodrigues – Fauno: Pietro Mario – Capitao Vidal: Samir Murad –

 

Cenas do filme: O labirinto do fauno

Este slideshow necessita de JavaScript.

Curiosidades e Gifs

– O labirinto do Fauno foi censurado na Malásia devido às excessivas cenas violentas.
– O labirinto do Fauno recebeu 22 minutos de aplauso no Festival de Cannes.

– No ano de 2007, O labirinto do Fauno se converteu no primeiro filme de fantasia a ser nomeado na categoria de melhor filme em língua que não era inglês no Oscar.
– As pernas do Fauno não foram criadas digitalmente. Guillermo del Toro idealizou um sistema especial no qual as pernas do ator controlavam as pernas falsas do Fauno. As pernas do ator foram, posteriormente, eliminadas digitalmente.

gif resenha do filme o labirinto do fauno

– O povoado em ruínas que é visto durante a sequência de abertura do filme é o velho povoado de Belchite (Zaragoza). O povoado foi destruído durante a Guerra Civil Espanhola e nunca se reconstruiu.
– O labirinto do Fauno tem, pelo menos duas referências ao projeto anterior de Guillermo del Toro – Hellboy. Aparecen duas das fadas conservadas nos laboratórios da Agência de Investigação Paranormal, e o altar circular que se encontra no quarto do Fauno, é empregado na cerimônia de ressurreição de Rasputín.

– Todas as criaturas sobrenaturais de O labirinto do Fauno eram imaginadas por Guillermo del Toro em sua infância – o Fauno ele via atrás do armário da casa de sua avó.
– Stephen King disse: “O melhor filme de fantasia desde O Mágico de Oz.”

gif resenha do filme o labirinto do fauno
– Doug Jones interpreta o Fauno e o Homem Pálido, e em Hellboy, deu vida a Abe Sapien.

– Doug Jones demorava cinco horas para se transformar no Homem Pálido e, uma vez dentro da fantasia, tinha que olhar pelos buracos do nariz para ver onde ia.

– Sabia que até os simpsons fizeram referencia a este filme ma-ra-vi-lho-so em uma de suas aberturas de Halloween – Clique aqui para assistir o video

resenha do filme o labirinto do fauno os simpsons

Para quem gostou  e ficou com vontade de assistir clique aqui para ver o filme online.

É isso espero que tenham gostado e até a próxima

” E foi dito que a Princesa retornou ao reino de seu pai. E que ela reinou com justiça e bondade por muitos séculos. Que ela foi amada por seus súditos. Que ela deixou para trás pequenos traços de sua passagem pelo mundo… visíveis apenas para aqueles que sabiam onde olhar.”

banner
Anúncios

4 comentários em “Resenhando o filme – O labirinto do Fauno

  1. Ola!! Tambem ja assite esse filme a pedido de uma professora de espanhol que era espanhola. Nas discusoes em sala sobre o filme ela explicou isso que vc falo, esse filme retrata o que o “subconciente”, digamos assim, de uma crianca que vive em uma ambiente de guerra e’ capaz de criar para que ela “supere” o que acontece ao seu redor. Dizem que esse tipo fantasia e’ bem comum em vive neste tipo de ambiente. O interessante desse filme e’ que a maioria das coisas e’ maquiagem mesmo, e nao efeitos especiais, incluindo o proprio Fauno.
    Adorei o post!!! (desculpa a falta de acentucao, estou num note que nao e’ meu e nao sei configurar)
    Bjim

    1. que legal esta analise, é muito mais facil entender as coisas atraves de filmes e musica. realmente a mente de uma criança que sofre u sofreu traumas pode ser bem complexa acabo estudando isso tambem pois faço facul de serviço social e trabalhamos com essa fase de transtorno e sequelas psicologicas infantis… é bem complexo mesmo.. mas voltando ao filme (rs) este é um dos que mais adoro. e fico feliz que tenha gostado da resenha um super bj

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s