LIVROS

Resenha: CRIANÇA 44 Tom Robb

resenha livro criança 44

(imagem do blog palavrasaleatorias.com)

Olá tudo bem? A resenha de hoje é dedicada a um dos autores que eu mais gosto: o britanico Tom Robb especialista em romances policiais. Todos os livros de Robb são recheados de cenarios reais da história mundial com o adcional do misterio que sempre ronda a trama.  Este meu livro já esta bem surradinho, pois não largo ele, simplesmente, eu ja li e reli muitas vezes, inclusive a ediçãoq ue tenho é um “pocket vira-vira” ou seja é otimo para levar na bolsa e alem de tudo vem com duas histórias, no meu livro temos dois titulos que se completam: CRIANÇA 44 e o  DISCURSO DO SECRETO. Este segundo é continuação das aventuras do protagonista do primeiro livro.

Livro:Criança 44
Autor: Tom Rob Smith
Editora: Record
Página: 434
Ano: 2008

2

O autor nos leva a opressora Russia de Stalin revelando a realidade muitas vezes oculta da época. A busca pela perfeição socialista gerou insatisfação da população que há muito estava sofrendo com doenças, fome e guerras.

Nossa história gira em torno do agente Liev Demidov que é incubido a abafar um caso caracterizado um acidente fatal onde um menino é encontrado sobre os trilhos de uma ferrovia. Liev possui alto cargo na MGB e deixou seu principal caso para cuidar desta banalidade pois a família do menino acreditava fielmente que a “fatalidade” foi na verdade assassinato. Para a policia Russa isso era o mesmo que admitir que o sistema socialista era falho.

4

Analisando melhor a situação enquanto caça um fugitivo suspeito de traição contra o governo, Liev percebe que a afirmação de um assassinato no governo socialista não é tão improvável e ignorando ordem de seus superiores ele busca pela verdadeira história por trás deste terrível crime que acaba trazendo a tona uma realidade pessoal e segredos do passado que Liev simplesmente decidiu esquecer.

O livro é extremamente cativante e prende sua atenção a todo momento e com certeza não é nem um pouco previsível. A riqueza de detalhes vinculada a dados históricos humanizam ainda mais o personagem principal e sua família.

5

Eu recomendo a todos que leiam Criança 44, uma serie policial sangrenta e real. O romance é baseado na história real do assassino em série russo Andrei Chikatilo, também conhecido como o Estripador de Rostov, que foi o responsável por 52 assassinatos na União Soviética. O romance também explora a paranóia da época, o sistema de educação, o aparato da polícia secreta, orfanatos, a homossexualidade na URSS e o descaso com os hospitais psiquiátricos.

6

Espero que tenham gostado

rodape_danirubim

Anúncios

2 comentários em “Resenha: CRIANÇA 44 Tom Robb

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s